Prótese Buco Maxilo Facial
A Prótese Buco Maxilo Facial é a especialidade odontológica que objetiva a reabilitação anatômica, funcional e estética da maxila, mandíbula e da face através de dispositivos protéticos. As próteses buco maxilo faciais são confeccionadas em dispositivos alopláticos em silicone e acrílico que mantém e substituem o volume ósseo e tecidual perdido. A reabilitação protética permite o monitoramento clínico da lesão (follow-up) possibilitando um diagnóstico precoce das recidivas oncológicas.
Prótese Facial
• Prótese Auricular
Uma prótese auricular pode restaurar todo ou parte do ouvido externo que foi perdido. A prótese auricular melhora a audição, restabelece a estética e permite a utilização de óculos e aparelhos auditivos. Atualmente, é uma alternativa de reabilitação com alta previsibilidade do resultado, principalmente para as anotias, microtias e perdas oncológicas.
• Prótese Nasal
A prótese nasal restaura todo ou parte do nariz que foi perdido devido a trauma ou patologia oncológica. A combinação com implantes ósseo integrados aumenta a retenção, estabilidade e melhora o mimetismo da prótese.
• Prótese Orbital ou Óculo Palpebral
A prótese óculo palpebral restaura o globo ocular, pálpebras e tecidos circunvizinhos que foram perdidos como resultado de uma cirurgia de exenteração.
• Prótese Ocular
A prótese ocular é indicada para as cirurgias de evisceração e enucleação do globo ocular. A prótese é confeccionada em acriílico e a principal função é a etética com a manutençaõ do contorno da face , das palpebras e da linha bipupilar.
Protese Intraoral
As próteses intraorais são dispositivos acrílicos indicados a pacientes que possuem perdas das estruturas da cavidade oral resultantes de cirurgias oncológicas, patológicas ou de sequelas traumáticas ou congênitas. Sua função é restabelecer a mastigação, fonação e deglutição.
• Prótese Obturadora Maxilar
São as reabilitações protéticas das cirurgias de maxilectomia . Sua função é restabelecer a mastigação, fonação e deglutição. Permite excelente ganho estético na manutenção do contorno facial do paciente.
As próteses obturadoras podem ser imediatas , temporárias ou reabilitadoras. Resultados funcionais e estéticos satisfatórios somente são alcançados se esses três dispositivos protéticos reabilitadores são confeccionados.
• Prótese Obturadora Velofaríngea
São as próteses de reabilitação dos defeitos de palato mole de etiologia congênita ou oncológica. O objetivo é obter o fechamento da parede posterior da faringe durante os movimentos funcionais, possibilitando fonação e deglutição normal.
• Prótese Abaixadora de Palato
Consiste em uma prótese maxilar com alteração na porção palatina invadindo o espaço bucal. O objetivo é facilitar a fala e a deglutição nos pacientes com alteração de mobilidade e/ou perdas de oncológicas da língua e assoalho bucal.
• Prótese Reabilitadora Mandibular
As próteses mandibulares consistem em próteses parciais removíveis (PPR) e próteses totais (PT) com configurações diferenciadas das reabilitações dentárias convencionais. Estão indicados nos pacientes com ressecções mandibulares marginais e segmentares com ou sem reconstrução óssea cirúrgica.